Coord. Nupe: Zélia Malheiro Marques
Na sua segunda edição, o evento foi reestruturado e passou a ser identificado como Seminário Interdisciplinar de Ensino, Extensão e Pesquisa (SIEP) e foi realizado em parceria com o I Seminário Acadêmico Interdisciplinar, proposto pelo Movimento Estudantil Unificado do Campus VI. Neste ano, entre os dias 03 e 05 de abril, a comunidade acadêmica reuniu-se em torno da temática “Ensino, Pesquisa e Extensão: experiências e produção de saberes na universidade”.
Coord. Nupe: Zélia Malheiro Marques
No período de 23 a 25 de setembro, sua terceira edição trouxe para reflexão o tema “O fazer acadêmico no Alto Sertão Baiano: desafios e perspectivas interdisciplinares”. A partir dessa edição, os trabalhos completos passaram a ser publicados e os anais do evento são identificados pelo ISSN 2447 2328.
Coord. Nupe: Marinalva Nunes Fernandes
De 27 a 29 de setembro, abordou-se a temática “A educação do Alto Sertão em debate: políticas públicas, currículo multicultural e práticas docentes” e o Campus VI estreitou a relação com a Educação Básica e movimentos sociais da região.”.
Coord. Nupe: Sidnay Fernandes dos Santos Silva
Na sua quinta edição, o evento focalizou o papel da Educação Superior na sociedade contemporânea. Tal tema surgiu diante do contexto brasileiro que colocou em questão dois modos distintos e mesmo antagônicos de conceber a educação: de um lado, posicionamentos discursivos reacionários, excludentes e até mesmo fascistas; e, de outro lado, discursos progressistas que produzem práticas inclusivas e emancipatórias. Em sintonia com o segundo posicionamento que, por extensão, defende a educação em nível superior por meio da instituição universidade e que esta seja pública e democrática, foi proposto como temática da edição “A universidade é um lugar de todos e para todos?”.
Coord. Nupe: Lielva Azevedo Aguiar
A VI edição do evento se apresenta de forma muito especial. Esse evento regular do Campus VI da Universidade do Estado da Bahia teve sua última edição em 2019. De lá para cá, os desafios impostos pela pandemia da Covid-19 – que impactaram as instituições educativas de todo país, especialmente as universidades em seu tripé ensino, pesquisa e ações extensionistas – interferiram na programação bianual desse evento. Em 2021, ano previsto para a realização do VI SIEP, ainda não havíamos retornado ao convívio presencial do ambiente acadêmico. Quando, enfim, reabrimos nossas salas de aula, laboratórios, biblioteca, espaços administrativos e de convívio, nada era como antes. Tivemos que aprender e nos reinventar diante das novas condições impostas. Embora distanciados, foi na coletividade que encontramos estratégias para atravessar esse processo até podermos nos ajuntar outra vez. Agora, mais fortalecidos, o evento tão plural e significativo para o alto sertão da Bahia foi retomado. Com o objetivo de discutir ciências, tecnologia, sujeitos, práticas e políticas públicas eficientes e inclusivas a partir da UNIVERSIDADE, aproveitamos, nesta edição, para reafirmar a importância do DCH -VI enquanto Instituição de Ensino Superior que atua há mais de 40 anos no interior baiano.”.