As inscrições para minicursos e roteiros culturais do VI SIEP serão feitas exclusivamente por meio eletrônico, na página do evento. O participante deve estar inscrito como ouvinte para, só então, se inscrever na oficina ou roteiro cultural.

Cada participante poderá se inscrever em apenas uma atividade.

Atenção: 

Os minicursos ocorrerão no turno matutino da terça-feira, 04 de junho. (*) com 30 vagas, cada.

Roteiro cultural ocorrerá no turno matutino da terça-feira, 04 de junho. (*) com 15 vagas.

COORDENAÇÃO

Adamilton Novais Silveira - Universidade do Estado da Bahia

Erinaldo Luiz Santos - Bahia Mineração – BAMIN

DATA: 04/06/2024 | HORÁRIO: 08h | LOCAL: Sala 03 |

RESUMO

A presente oficina tem como objetivo capacitar os participantes alunos do curso de Engenharia de Minas sobre a utilização do GNSS RTK. Atualmente, o avanço da tecnologia tem proporcionado mudanças significativas na sociedade, em todas as áreas de conhecimento, incluindo a engenharia. Na Topografia não é diferente, o surgimento de novas tecnologias tem proporcionado mudanças significativas na execução dos levantamentos topográficos. O teodolito e estação total estão caindo desuso com a invenção do GNSS RTK. Esse equipamento é capaz de realizar um levantamento topográfico com precisão, rapidez e apenas uma pessoa operando. No mercado de trabalho ainda faltam profissionais capacitados para operar esse tipo de equipamento.

COORDENAÇÃO

Juliana Freitas - Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo

DATA: 04/06/2024 | HORÁRIO: 08h | LOCAL: Museu do Alto Sertão da Bahia - MASB

RESUMO

Grande parcela das pesquisas arqueológicas realizadas atualmente no Brasil, resultam na recuperação de importantes e expressivos acervos arqueológicos. Em virtude do caráter contextual da ciência arqueológica, as informações referentes as ações desenvolvidas ao longo da pesquisa e dos materiais exumados são essenciais para o estudo e conservação do acervo arqueológico. A proteção desses bens arqueológicos é realizada por instituições de salvaguarda e pesquisa, como museus, laboratórios e centros de estudos. No município de Caetité, contamos com o Museu do Alto Sertão da Bahia, o MASB - um museu de território, polinucleado, fruto da iniciativa comunitária que defendeu a permanência de um extenso acervo composto por mais de 70 mil peças arqueológicas, oriundas de pesquisas realizadas no âmbito do licenciamento ambiental na região. Desta forma, a presente proposta de oficina tem por objetivo fornecer subsídios teóricos e práticos, para uma melhor compreensão dos procedimentos curatoriais e de análise de materiais arqueológicos, como também as diversas possibilidades de pesquisa nas mais variadas áreas do conhecimento, a partir do acervo arqueológico gerador do MASB.

COORDENAÇÃO

Keila Mendes dos Santos - Universidade do Estado da Bahia

Eliana Márcia dos Santos Carvalho - Universidade do Estado da Bahia

DATA: 04/06/2024 | HORÁRIO: 07h50 | LOCAL: Sala 03 - UNEB Campus VI |

RESUMO

A elaboração do projeto de pesquisa é uma etapa fundamental da vida acadêmica dos estudantes seja para concluir a graduação ou ingressar em cursos de pós-graduação. Considerando as dificuldades que muitos estudantes apresentam ao se deparar com a necessidade de elaboração do projeto de pesquisa, foi que se pensou na proposição desta oficina. De maneira sucinta e objetiva, a oficina CAMINHOS PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA tem por objetivo apresentar direcionamentos da metodologia científica voltados às principais etapas do projeto de pesquisa como: escolha e delimitação do tema; seleção de leituras; estabelecimento de objetivos e problema de pesquisa; metodologia do estudo e cronograma. Apesar de trazer um momento voltado especificamente para estudos desenvolvidos no âmbito da linguística aplicada, a oficina tratará da temática de maneira ampla, tendo por fundamento a ABNT, e editais de alguns programas de pós-graduação, sendo o público alvo estudantes de graduação e/ou pós-graduação que se interessem pela temática em evidência.

COORDENAÇÃO

Márcia Cristina Lacerda Ribeiro - Universidade do Estado da Bahia

João Victor de Souza Gomes Neves - Secretaria de Educação

DATA: 04/06/2024 | HORÁRIO: 07h30 | LOCAL: Sala 04 - UNEB Campus VI |

RESUMO

A oficina pretende explorar o universo do teatro grego, notadamente as tragédias, produzidas e encenadas na Atenas do século V a.C. Visa explorar a produção e encenação teatral, apresentando o teatro em sua fisicalidade, os tragediógrafos e as tragédias que chegaram completas até nós, bem como o contexto de produção das peças. Tem ainda como objetivo apresentar algumas possibilidades do uso do teatro como ferramenta de ensino-aprendizagem. No aspecto prático, a oficina explora de modo lúdico a confecção e utilização das máscaras teatrais além da encenação de trechos de tragédias gregas.

COORDENAÇÃO

Sandra Farias - Universidade do Estado da Bahia

DATA: 04/06/2024 | HORÁRIO: 07h50 | LOCAL: Sala 05 - UNEB Campus VI

RESUMO

A oficina "Universidade e o sujeito surdo: momentos de familiarização com a Libras" será desenvolvida no Campus VI da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, durante o VI SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DE ENSINO, EXTENSÃO E PESQUISA que tem como temática "Universidade, Ciências e Tecnologias: Sujeitos, práticas e Políticas Públicas". Esta oficina tem por objetivo proporcionar momentos de familiarização com a Libras, refletindo sobre os aspectos e implicações históricas, sociais, políticas, linguísticas e pedagógicas da educação do/a surdo/a. Para alcançar o objetivo proposto, recorreremos a uma metodologia diversificada, voltada para a exposição participada, momentos de prática da Libras e relatos de experiências. Sabe-se que desafios poderão surgir diante dessa proposta, porém, somando aos desafios, destaca-se a relevância dos aprendizados que, com certeza, proporcionarão muitas experiências gratificantes. Dentre os aprendizados esperados, podemos salientar a compreensão da língua e da importância do seu uso no âmbito pessoal e profissional. Dessa forma, é lícito afirmar que esta oficina poderá proporcionar aos participantes não só noções básicas da língua e das leis que a regem, como também a possibilidade de iniciarem um processo de conhecimento e valorização concernentes à comunidade surda. A oficina contempla ainda a emissão de certificados para os participantes.

COORDENAÇÃO

Nivaldo Osvaldo Dutra - Universidade do Estado da Bahia

DATA: 04/06/2024 | HORÁRIO: 08h | LOCAL: Saída do estacionamento da UNEB

RESUMO

Embarque em uma emocionante jornada através das ruas e monumentos desta cidade, onde cada esquina conta uma história e cada pedra ecoa o passado. Descubra a riqueza arquitetônica e cultural enquanto explora os monumentos emblemáticos que testemunharam os eventos que moldaram o destino desta comunidade ao longo dos séculos.

Das majestosas igrejas e casarões até ruas de paralelepípedos e praças centenárias, este roteiro oferece uma experiência imersiva na história e na identidade desta cidade.