Diretora de Ações Governamentais
Ministério da Igualdade Racial
Pesquisadora, mediadora, artista, advogada e coordenadora da Uirapuru Consultoria. Doutora em Ciências Sociais e Jurídicas pela Universidade Federal Fluminense, doutoranda em Direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestra em criminologia pela Faculdade de Direito e Criminologia da Université Catholique de Louvain (2014), relavidado pela Universidade Federal Fluminense; bacharela em Direito pela Universidade do Estado da Bahia (2011) e bacharela Interdisciplinar em Artes com foco em Políticas e Gestão da Cultura pela Universidade Federal da Bahia (2011); mediadora pela formação especializada e interdisciplinar à mediação local, escolar e penal pela Université Catholique de Louvain, Université Saint-Louis e Université de Namur, Bélgica. Possui experiência profissional e acadêmica de mais de 10 anos com tematicas diretamente relacionadas às intersecções entre marcadores étnico-raciais e de gênero, conferindo palestras, cursos, aulas, produzindo materiais didáticos e coordenando pesquisas. Realiza estudos na interface do direito, criminologia, marcadores sociais de raça, classe, gênero, artes, psicanálise, prisões, segurança pública, drogas, cultura jurídica, resolução de conflitos e minorias. Compõe atualmente a Diretoria de Ações Governamentais dentro do Ministério da Igualdade Racial.
Docente - Universidade Federal de São Carlos
É Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (2000), Mestre (2004) em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos e Doutor em Educação pelo PPGE-UFSCar com estágio doutoral na City University of New York (CUNY) (2009). Tem experiência na área de Educação e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem de conceitos científicos e relações sociais, com ênfase nas relações etnicorraciais. É consultor da UNESCO na área Relações Etnicorraciais, tendo trabalhado no programa "África-Brasil: caminhos cruzados", que reeditou, no Brasil, a coleção "História Geral da África". Realizou pos-doc na Universidade de Campinas (Unicamp, 2017), com estágio de pesquisa na Universidade Autônoma de Barcelona, desenvolvendo pesquisa financiada pela FAPESP sobre a cultura catalã e educação, com foco na sustentabilidade. É professor associado do Dep. de Metodologia de Ensino (DME) da Universidade Federal de São Carlos.
Pró-reitora de Ações Afirmativas - PROAF
Universidade do Estado da Bahia
Doutora em Ciencias Sociais e Jurídicas pela Universidad de Cádiz/Es, Mestre em Orientação e Avaliação Socioeducativa, Psicopedagoga, Pedagoga. Docente da Universidade do Estado da Bahia. Fundadora do Núcleo Integrado de Psicologia e Psicopedagogia - NIPP/DEDC XIII. Coordenadora da pesquisa departamental Nômades do saber: um estudo sobre migração estudantil. Coordenadora do Grupo de Estudos 'Rizomar-Diálogos deleuzo-guatarianos e eliaseanos para pensar a educação'. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão do DEDC XIII (2022-2024). Membro do Grupo de Pesquisa Educação Ciência e Tecnologia/IFBA-Valença. Membro do Núcleo Carolina Maria de Jesus: pesquisa e extensão em Educação Popular, Agroecologia e Alfabetização da Classe Trabalhadora da UFRB. Atua como na Formação de Educadores, com foco nos seguintes temas: Avaliação e intervenção em processos cognitivos; Mediação de processos de aprendizagem; Pensamento prático docente, Trajetórias escolares e Migração estudantil.
Docente - Universidade Federal de Minas Gerais
Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1996). É professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi Secretário Regional da SBPC Minas no período de 2019/2021. Foi Coordenador do Fórum de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas (FCHSSA), articulação que reúne mais de meia centena de instituições de representação de Programas de Pós Graduação e de Pesquisadores da Grande Área das Ciências Humanas e Sociais. Foi membro do Conselho Deliberativo do CNPq (2014-2016) e da Câmara de Ciências Humanas, Sociais e Educação - CHE da FAPEMIG (2013-2016). Foi vice-presidente da Sociedade Brasileira de História da Educação (2003-2007). Atualmente é articulista do jornal Brasil de Fato MG onde atua, também, como coeditor da Coluna Cidade das Letras. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação; história da infância; cultura escolar; história da escolarização; intelectuais e educação no Brasil; pensamento social brasileiro e educação.
Docente - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1997) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (2008). Doutor em Geografia pela Universidade de Barcelona -UB(2013). É professor titular do Departamento de Geografia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB e analista universitário (Doutor)(pesquisador) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB. Coodenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia- PPGEO-UESB. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana Geografia Econômica teoria da geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: urbanização, produção do espaço, morfologia urbana, espaço geográfico,Cartografia temática/geoprocessamento, território, sociedade&natureza
Docente - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia
Engenheira de Minas pela UFBA, Mestra em Ciências Ambientais pelo do Programa de Pós-graduação em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente - PPGM (UEFS). Especialista em Mineração e Meio Ambiente (UFRB). Possui MBA em Gestão de projetos (UNIFACS). Possui especialização em Docência do Ensino Superior, e Especialização em Segurança do Trabalho com Ênfase em Meio Ambiente e Sustentabilidade. Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica. Possui experiência de atuação como consultora independente em atividades voltadas a licenciamento ambiental, desenvolvimento de processo no tratamento de rejeito hidrometalurgico com estudo e aplicação de técnicas de recuperação de ouro em barragem de lixiviação. Acompanhamento de atividades de desmonte de rochas em área urbana com desmonte controlado a fogo e aplicação de técnicas de desmonte de rocha a frio. Compôs do Comitê Gestor do Programa Mulher do CREA-BA representando as profissionais no conselho de classe (2021-2023). Membro da diretoria por duas gestões na Associação Baiana dos Engenheiros de Minas - ABEM (2016-2018; 2019 -2021); sendo a primeira mulher Engenheira de Minas a ocupar a grestão da associação profissional. .Atualmente vice presidente da Associação de Mulheres na Engenharia, Agronomia e Geociências da Bahia (AMEAG-BA)
Docente - Universidade Estadual de Santa Cruz
Possui graduação em Ciências Matemática pela Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (1991),mestrado em Matemática pela Universidade Federal da Bahia (2001), doutorado em Educação Matemática pelaPontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010). Pós-doutorado em Didática da Matemática pela Universidade de Lisboa (2017). Atualmente é professora Plena da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Tem experiência na área de Matemática,com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, processos de ensino em matemática, processos de aprendizagem, educação estatística e equidade. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da UESC e professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores (PPG ECFP) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Atua no curso de Licenciatura em Matemática da UESC. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática, Estatística e em Ciências (GPEMEC) e Coordenadora Geral da Rede Educação Matemática Nordeste (REM-NE). Desenvolve pesquisas em escolas públicas com foco no Desenvolvimento Profissional de Professores que ensinam Matemática e na produção de sequências de ensino interdisciplinares com abordagem na equidade para a aprendizagem. Desde 2020 atua como orientadora do Programa de Residência Pedagógica subprojeto da Matemática da UESC.
Pró-reitora de Graduação - PROGRAD
Universidade do Estado da Bahia
Doutora em Educação, pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Mestre em Educação (UCB). Especialista em Gestão de Sistemas Educacionais, pela PUC/MG; Administração Geral, Marketing e Recursos Humanos, pela UNYAHNA; e Planejamento e Gestão de Cursos de Educação à Distância, pela UNEB. Graduada em Pedagogia, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Líder do grupo de pesquisa: EDUCATIO - Políticas Públicas e Gestão da Educação. Professora Adjunta e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC), da Universidade do Estado da Bahia. Ministra palestras, conferências e cursos para profissionais de Prefeituras e outras instituições de ensino. É autora de diversos artigos na área de educação. Já atuou e/ou atua, como Professora, Coordenadora e Gestora, tanto na esfera pública quanto na rede particular. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão, Economia e Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão; políticas públicas; financiamento; indicadores educacionais; politica de regulação transnacional; plano de carreira; direito educacional.
Docente - Universidade do Estado da Bahia
Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade do Estado da Bahia (1996) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2020). Tem especialização em História Social do Brasil e em Gestão Educacional. É professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia e docente da educação básica - CETEP/SEC/BA. Atuou como coordenadora de colegiado do curso História/UNEB/VI; como Gestora Municipal de Educação em Caetité (2009-2016); na coordenação pedagógica do programa Universidade para Todos - UPT/UNEB (2018, 2022, 2023); como Articuladora da Área de Ciências Humanas- CETEP/SEC/BA. Pesquisadora das Universidades estaduais UNEB e UESB; Foi membro do Conselho e do Fórum Municipal de Educação de Caetité. Atualmente é membro do Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial, do Fórum Estadual de Educação Escolar Quilombola/BA, do Comitê Baiano de Educação Integral e do Conselho das Associações das Comunidades Quilombolas de Caetité. Preside a comissão departamental de Validação de Cotas da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Social e em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão Educacional, currículo, identidades, memória, educação escolar quilombola, educação para as relações étnico-raciais e racismo.
Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Católica do Salvador (2005). especialista em Gestão e Manejo Ambiental em Sistemas Agroecológicos pela Universidade Federal de Lavras - MG. Especializando-se em Educação Ambiental com enfase em espaços educadores pela Universidade Federal da Bahia. atuou como Analista Ambiental do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia - INEMA biênio 2008/2010 e ex-Gestor do Parque Estadual da Serra dos Montes Altos e Refugio de Vida Silvestre da Serra dos Montes Altos - BA biênio 2010/2012. Diretor do Departamento de Meio Ambiente da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Guanambi no biênio 2019/2020, experiência na área de Educação Ambiental, Gestão e Ecologia, com ênfase em Agentes Ambientais e espaços educadores.
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia, pós graduada em Estudos Linguísticos e Literários e em Educação. Pobreza e Desigualdade Social (UFBA), Escritora e Mestra em Linguagem, Ensino e Sociedade pela UNEB, membro do grupo de estudos Antropologia, Corpo e Ambiente da UNEB - Campus VI (Caetité). Atua em escolas públicas na área de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Artes. Coordenou projetos na área educacional quando residi na África do Sul em parceria com a ONG YWAM. Tem por áreas de interesse e estudo: Literatura brasileira de autoria feminina negra. Literatura feminina do continente africano. Literatura infanto-juvenil de autoria feminina negra. Literatura e Relações étnico-raciais nas escolas de ensino básico. Diálogos artísticos com a questão de raça e gênero. Afrofuturismo na Literatura.
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) - Departamento de Ciências Humanas (DCH)/Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - Campus VI, Caetité -BA. Graduada em Licenciatura em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - Campus VI. Atuou como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no subprojeto Linguagens e Ensino de Geografia: práticas, pesquisas e possibilidades. Exerceu função de estagiária no Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - INEMA - Caetité - BA. Foi Residente do Programa Residência Pedagógica (RP) no subprojeto intitulado: Geografia e Tecnologia: O Sujeito e o Mundo. Integrou o Grupo de Pesquisa e Extensão em Educação Inclusiva na UNEB, Campus VI. Atuou no Grupo de Estudos em Geoprocessamento UNEB, Campus VI. É integrante do Grupo de Pesquisa em Educação e Ensino de Geografia - GPEGEO. Bolsista FAPESB.
Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade do Estado da Bahia (2017), graduação em Pedagogia pela Universidade de Maringá (2020) e é Mestre em educação pelo PPGELS - Programa de Pós - Graduação em Educação, Linguagem e Sociedade, pela mesma universidade. Atualmente é professor e articulador pedagógico - Colégio Leonardo Da Vinci e Colégio Pequeno Príncipe. Promove diversas ações voltadas à formação leitora e escritora de jovens aprendizes em micro eventos e encontros em escolas da cidade de CaetitéBA. Faz parte da coordenação geral do Grupo de Teatro Imagem e Ação, desde 2014, já atuou e produziu cerca de 8 espetáculos teatrais em diversas cidades da região do Alto Sertão da Bahia.
Docente - Universidade Federal da Bahia
Lívia Natália é Pós-doutora em Literatura Brasileira pela UNB e Mestre e Doutora em Estudos de Teorias e Representações Literárias e Culturais pelo PPGLITCULT da Universidade Federal da Bahia, onde é Professora Associada do Setor de Teoria da Literatura. É líder do grupo de pesquisa Corpus Dissidente: epistemes decoloniais - por uma Teoria das Literaturas Negras produzidas na África contemporânea e na Diáspora, e é Tutora do Grupo do Programa de Educação Tutorial (PET-Letras).Tem pesquisas desenvolvidas nos campos da Teoria da Literatura para Literaturas Negras e Pensamento decolonial. É poeta, tendo seis livros publicados, dois deles premiados.
Docente - Universidade Federal da Bahia
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Ouro Preto (2004), mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007), e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2012) com período de sanduíche na Universidade Livre de Berlim. Foi pesquisadora visitante na Universidade de Cambridge (2018). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal da Bahia, atuando na graduação e pós-graduação. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: diacronia, sintaxe e interfaces.